A Ilha dos Porcos

Moçambique é de facto um país de paisagens impressionantes e riquíssimas; as imagens a seguir comprovam isso mesmo. Foi tirada numa ilha na zona do Tofo, distrito de Inhambane, que visitámos em Março de 2016, conduzindo durante mais de 9 horas a partir de Maputo. Esta ilha, com pouco mais de cem habitantes foi-nos apresentada como “Ilha dos Porcos” .

As palmeiras que circundam uma pequena casa de alvenaria ilustram como nas zonas mais recônditas existe harmonia entre população e natureza.

dscf2789

A supremacia da natureza na Ilha dos Porcos. Tofo. Março de 2016, Moçambique

No Fatima’s Backpackers onde ficámos no Tofo, negociou-se a excursão do dia seguinte, para mais de doze pessoas, numa ilha desconhecida, saída às 9h da manhã. O veleiro foi o meio de transporte utilizado, deslizando calmamente nas plácidas águas do mar, causando enjoo a uns e a delícia de outros.

À hora de almoço banqueteámo-nos com marisco, peixe martelo fresco, caranguejos, etc. Ficámos de barriga cheia, após o tormento de caminhar pela fervura do areal da ilha, saltitando entre sombras.

Numa volta completa à ilha ficámos a conhecer a enfermaria, a maternidade, a igreja, esta última sem grandes artefactos nem grandes artifícios e a escola, onde se salientaram desenhos simples de apelo à tolerância e defesa dos albinos.

E assim se passou uma manhã e uma hora de almoço agradáveis. Cheio de descobertas e  delícias, cujas imagens partilho convosco, meus caros e dedicados leitores.

dscf2730

Os nossos veleiros já estavam prontos a embarcar para a Ilha dos Porcos naquela manhã, numa viagem que duraria mais que uma hora.

dscf2747

Chegámos à Ilha dos Porcos. Os veleiros ficaram presos ao fundo do mar e tivemos que calcorrear pela água até por fim chegármos à costa.

dscf2750

Fomos recebidos por uma saraivada de crianças.

dscf2751

Menino leva às costas a sua pequena irmãzinha, presa por capulana, o tecido tradicional africano.

DSCF2748.JPG

Um dos nossos guias carregava o peixe martelo comprado no Tofo. Ilha dos Porcos, Moçambique.

dscf2758

Um grupo de crianças em linha recebe os convidados com cantos tradicionais ao som das batucadas de duas crianças lá atrás, munidos de instrumentos improvisados. À frente foram estendidos uns panos para a colocação de meticais. A Helena, entusiasmada, corre entre estes dois grupos.

dscf2756

Crianças na Ilha dos Porcos, Moçambique.

dscf2762

Casa de alvenaria na Ilha dos Porcos.

dscf2764

Uma casa de chapa glamorosamente construída. Umas cortinas atravessam as janelas. Alguns tijolos de alvenaria encontram-se no areal, bem alinhados, possivelmente para um próximo projecto.

dscf2765

A escola primária, construída em chapas de metal e tarocos de madeira. Os papéis afixados na chapa são os números de 1 a 100, enquanto que na sala ado lado estão as letras do abecedário português.

dscf2766

A parede de alvenaria da escola primária é um desenho singelo que faz alusão à importância de transformar mentalidades relativamente ao albino.

dscf2778

A «comunidade de Santa Clara», a igreja da Ilha.

dscf2779

Outra casita glamorosa de chapa, com painéis fotovoltaicos. Uma menina caminha com uma pequena bola de sacos de plástico na mão.

dscf2792

Como já se viu, os materiais de construção das habitações são variados. Esta, feita de folhas de palmeira, tem um painél fotovoltaico ligado a uma bateria e uma vassoura junto à porta.

dscf2790

Um porco preto, junto a um bebedouro seco construído a partir de um tronco de árvore, é alusivo à designação da ilha – Ilha dos Porcos.

dscf2800

Nos troncos das palmeiras são cavadas saliências para facilitar a subida e a apanha dos cocos.

Advertisements

3 thoughts on “A Ilha dos Porcos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s