Ilha de Moçambique – parte II

Corre o ano de 1498 e a armada de Vasco da Gama parte do Restelo (Lisboa) com o objetivo de descobrir o caminho marítimo para a Índia.

Porquê vos falo de Vasco da Gama? Porque foi a estátua deste navegador português que fotografei na Ilha de Moçambique, representado como um homem já velho de grandes barbas mas que na altura tinha apenas 28 anos.

vasco-da-gama

Estátua de Vasco da Gama na Ilha de Moçambique, o capitão-mor da armada que partiu à descoberta do caminho marítimo para a Índia em 1498.

Para me auxiliar nesta descoberta sobre o passado da Ilha de Moçambique, consultei um livro para crianças sobre a história dos descobrimentos, que encontrei no meu sótão e que foi oferecido a mim e à minha irmã em 1999 – Os Descobrimentos Portugueses – As grandes Viagens, Volume II, de Luís de Albuquerque, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (editora Caminho).

Relatando a viagem da armada de Vasco da Gama por toda a costa Atlântica e depois costa Índica, eis que encalham na Ilha de Moçambique:

Procurava-se o caminho marítimo para a Índia porque há muito circulavam na Europa pimenta, canela e outras especiarias, pérolas e pedras preciosas, enfim, muitas riquezas que os mouros adquiriam na Índia e transportavam pelo mar Vermelho ou pelo golfo Pérsico até ao Mediterrâneo.

Na Ilha de Moçambique os navegadores da armada de Vasco da Gama encontraram tudo isso: lá estavam os mouros comerciando especiarias, pérolas e pedras preciosas com os habitantes locais. Não podia portanto faltar muito para chegarem à Índia! Havia que procurar alguém que lhes ensinasse o caminho. Para esse efeito Vasco da Gama enviou presentes ao sultão da ilha de Moçambique e conseguiu o que queria: um piloto.

Antes de se fazerem ao mar estalaram as primeiras brigas com os mouros, que não queriam concorrência naquele negócio rendoso (…).

Seguiram viagem, conscientes do perigo. A partir dali, tinham inimigos à espreita.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s