Castanha de Caju

A castanha de caju de Moçambique é, a par da Papaia (ler mais aqui), do que eu lá mais tenho saudades. O sabor da castanha de caju, amplamente conhecida em Portugal simplesmente por caju, não é nem de longe tão delicioso e viciante como o de lá.

Era necessário sabermos onde as comprar. Existem muitas vendedoras de rua, é possível comprar no mercado municipal de Maputo e nos supermercados. Mas umas são moles porque não foram assadas o suficiente, ou foram armazenadas corretamente, outras são vendidamente em sacos, delicadamente descascadas, outras grosseiras, com vários pedaços partidos e com a assadura não homogénea e muitas vezes queimadas. Mas quando encontrava um bom/boa vendodor(a) de caju, ai sim, tornava-me cliente. As medidas de venda são feitas através de copo de diversas dimensões e na altura comprava um saco entre 100 a 150 meticais.

Encontrei esta mãe africana sorridente no passeio da Av. Vladimir Lenine, e pedi-lhe autorização para a fotografar. Perto de fazer a esparregata, num aparente desconforto de quem não consegue encontrar melhor posição para trabalhar, prosseguia com perícia na constante monotomia de partir castanha de caju. Toc toc toc. Três batidelas para tirar a casca fazer sair uma castanha limpa.

dscf2660dscf2661dscf2662

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s