Papaias e abacates!

São raras as esquinas das ruas de Maputo que não têm vendedores de fruta, sapatos, amendoins, cajus, mercearia, capulanas, jornais, revistas, fixando-se em determinado sítio, que não deve ou pode ser ocupado por outros.

dscf1204

Vendedor de fruta em Maputo

dscf1212

Vendedoras de amendoins, junto aos terminais dos chapas  que saiem do “Museu”

dscf1219

Venda de sapatos na rua, junto ao “Museu”, que segundo o Sr. Mateus vêm da África do Sul e por isso têm mais qualidade que os das lojas.

dscf1135

Moçambicano observa as manchetes dos jornais que estão organizados no passeio do início da Av. 24 de Julho.

Na esquina de uma rua perpendicular à Av. 24 de Julho, perto do Mimos, o restaurante italiano de predileção da malta, encontram-se diariamente mulheres a vender frutas, legumes e roupas.  Uma delas é a a Lúcia e é a ela que costumava comprar os abacates.

A primeira vez que passei na banca da Lúcia e tentei regatear o valor da fruta, a Lúcia foi inflexível, repetindo  constantemente “A fruta está cara Senhora”,dizendo-o de maneira ríspida, pelo que acabei por não querer lá voltar tão cedo. O que é certo é que não encontrava pelas bancas da redondeza abacates como os da Lúcia  e ela fazia um preço justo. Voltei a lá ir. Supreendi-me com a sua simpatia, que mudou como a noite para o dia.

Comecei a ser cliente da Lúcia. A ela comprava os tomates, as batatas, as atas (fruta semelhante às anonas), as cebolas, as cenouras, as bananas. Só não lhe comprava as papaias, que não se equiparavam à banca que estava dentro do jardim de uma casa colonial, circundada por duas majestosas palmeiras, no lado oposto da avenida.

12804194_1320051961345334_979847698_n

Antiga casa colonial na Av. 24 de Julho, que alberga uma banca de venda de frutas e legumes, construída em chapa.

Como cliente habitual destas duas bancas, comecei a criar uma relação agradável com estes vendedores e decidi que a Lúcia ia constar do meu portfólio fotográfico de Moçambique.

Um dia, à hora do almoço, passei pela rua das bancas à procura da Lúcia. Mas não a vi sítio do costume. Continuei o meu caminho. Mal me afasto uns dez passos ouço “Olá Senhora”. Era a Lúcia, que estava a caminhar de volta para a banca.

– Olá Lúcia. Era mesmo à tua procura que eu estava. Vim aqui para te perguntar se te posso tirar uma foto.

– Está à vontade. – responde prontamente. – Vai viajar?

A Lúcia percebeu imediatamente que o meu regresso estaria para breve, e como é comum à maioria dos africanos, não se intimidou perante a objectiva da minha máquina fotográfica.

dscf4598

Lúcia, a vendedora de frutas e legumes

Abri a mala  para tirar uma nota de 20 meticais da carteira, o que não é muito. Dá para fazer quase três viagens de chapa.

Assim que a Lúcia reparou que eu lhe queria entregar dinheiro por ter sido tão amável comigo, disse-me sem demora “não precisa, não precisa”. Percebi que ela me queria fazer ver que não tinha aceitado que eu lhe tirasse foto a troco de dinheiro, mas porque simpatizava comigo, assim como eu simpatizei com ela. Insisti e coloquei-lhos na bolsinha da sua bata vermelha. Sorriu e agradeceu.

One thought on “Papaias e abacates!

Leave a Reply

