Faz hoje um ano…

Faz hoje um ano que recebi um email que ia mudar completamente as minhas expectativas relativamente ao ano de 2016.

A vida surpreende-nos de maneiras inesperadas e apresenta-nos oportunidades com as quais nem sequer sonhámos. Foi isso que me aconteceu em 2016, quando em janeiro fui surpreendida com uma convocatória do programa do inov contacto, um programa de estágios internacionais ao qual me tinha candidatado em Julho de 2015. A peculiaridade deste programa é a de que aceitamos condições de trabalho sem saber para onde vamos, nem o que vamos fazer. Sabia que porventura iria trabalhar dentro da minha área de estudos, mas não fazia a mais pequena ideia onde.

Foi nesse contexto de mistério que em janeiro fui à sessão de abertura da 20ª edição do programa no Centro Cultural de Belém (CCB), juntamente com cerca de 300 futuros estagiários que partilhavam a mesma incerteza, num universo superior a quarenta hipóteses possíveis.

Nesse dia levantei-me quando na tela gigante apareceu o meu nome, juntamente com mais quatro colegas que partilhavam o mesmo destino, para no instante a seguir aparecer apenas uma bandeira, na qual identifiquei prontamente a enxada e a arma. Tratava-se da bandeira de Moçambique. Era para África que eu ia.

É indescrítivel o sentimento de quem de um momento para o outro é informado que vai viver e trabalhar seis meses em África. Não se tratava apenas de visitar África…

dscf1114

Percurso do voo da TAP Portugal -> Lisboa-Maputo. Tempo de voo: 10h30. Distância a percorrer: 8419 km.

O tempo esgota-se como areia numa ampulheta, em que de um lado está o futuro e do outro o passado. E os seis meses passaram muito rapidamente, escorrendo sem travão.

Aprendi que deveríamos viver conscientemente que cada dia que passa é menos um dia aqui. Assim o fazíamos em África, vivendo e aproveitando como se não houvesse amanhã. E é assim que de certa maneira vive o povo africano, vivendo o hoje e não o amanhã, porque amanhã poderão já não ver o amanhecer. Soa como um cliché, mas é pura verdade.

E esta é uma das lições de África.

Leave a Reply

