Quem é afinal Dora Maar?

Pablo Picasso, Portrait de Dora Maar, Paris, 1937, óleo sobre tela-001

Portrait de Dora Maar, Paris, 1937

Em Dezembro de 2014 decidi visitar a Sara, que na altura vivia numa residência universitária em Paris. Marquei a viagem de Lisboa e fiquei com ela durante uma semana. O seu pouco tempo livre para mim, devido às experiências laboratoriais que tinha que fazer para o seu doutoramento, razão pela qual ela ainda hoje lá está, permitiu-me calcorrear solitariamente a capital francesa.

Os meus 25 anos deram-me acesso gratuito a vários museus que tão prazeirosamente visitei – Musée du Louvre, Musée d’Orsay, Musée de L’Orangerie, Musée Picasso, Centre Georges Pompidou.

Pouco ou nada percebo de pintura, mas sempre me deliciei com Pablo Picasso. Talvez porque quando andava na escola básica eu e os meus colegas de turma fomos incubidos de fazer uma pequena réplica do quadro “Les Demoiselles d’Avignon (1907)”. Ou talvez tenha sido porque na casa algarvia da minha bisavó, onde desde sempre passei as férias do verão, dormindo no primeiro piso de um beliche de madeira, tinha ao meu lado a réplica da “Guernica (1937)”. Não sei.

Quando visitei o Museu do Picasso em Paris, fiquei atraída pelo “Portrait de Dora Maar (1937)”. Prontamente utilizei a sua imagem como foto de perfil para a minha página de fotografia no facebook. E certo dia, numa sala dos edifícios administrativos da Central Termoeléctrica onde fiz parte da minha tese de mestrado,  qual não é o meu espanto quando vejo uma réplica desta pintura.

Só recentemente me questionei Quem é afinal Dora Maar?

Foi a quarta das sete mulheres de Pablo Picasso. Foi a sua companheira constante durante os anos de guerra. Foi uma fotógrafa jugoslava [Walther, Ingo F., Pablo Picasso (1881-1973) O Génio do Século].

Que coincidência engraçada!

Para terminar, deixo o excerto que se segue, para acrescentar algo de interpretação artística deste quadro:

“A reprodução simultânea de perfil e de frente adquire na quietude descontraída do rosto um equilíbrio clássico (…). No entanto há momentos de tensão que atravessam a ordem aparente. Se a cor diferente dos olhos ainda poderá ser compreensível, o apertado espaço já aponta para as futuras telas de guerra. O perigo de enclausuramento, a claustrofobia, estão aqui descritos”.

One thought on “Quem é afinal Dora Maar?

Leave a Reply

